Ninguém conhece os fatos sobre os milhares de ataques a terras e povos amazônicos que, ano a ano, se somam a essa catástrofe.
Quase todos não são reportados.
O AmazoniAlerta existe para reunir dados incontestáveis sobre esses inúmeros ataques e usar taticamente esses dados para ajudar a prevenir novos ataques.
O aplicativo permite que os povos indígenas da Amazônia *, pela primeira vez em sua história, massivamente registrem e compartilhem, de forma segura, anônima e imediata, dados críticos sobre os ataques a eles e à floresta. Esses ataques incluem; invasões de terra; incêndios ilegais; mineração ilegal, extração ilegal de madeira e desmatamento; e ataques e assassinatos.
Ao encontrar evidências de tais ataques e ilegalidades, os usuários tiram fotos ou vídeos através do aplicativo, que automaticamente registra local e hora, identifica o tipo de ataque a partir de um menu de opções e carrega o ‘alerta’ para a plataforma do AmazoniAlerta.
Todos os dados em nossa plataforma são protegidos por criptografia blockchain, ou seja, a informação é descentralizada, incorruptível e indestrutível, maximizando seu valor evidencial e instrumental.
Há suficiente posse e uso de smartphones nas comunidades da linha de frente da Amazônia para tornar o AmazoniAlerta uma iniciativa viável.
Fornecemos informações a advogados selecionados em apoio a ações judiciais de proteção às terras e direitos legais dos povos indígenas * e subsidiando jornalistas nas reportagens sobre a destruição da Amazônia.
Acreditamos que uma campanha sustentada, detalhando os ataques incessantes à Amazônia, pode provocar a opinião pública e motivar governos em todo o mundo a pressionar o Brasil a realizar mudanças políticas, bem como constranger as corporações cúmplices da destruição.
Após um ano de desenvolvimento e testes, o aplicativo AmazoniAlerta foi lançado em comunidades selecionadas na Amazônia em abril de 2021.