×
PT / EN
O APP SOBRE NÓS IMPRENSA CONTATO DOE

Informação é Poder.

Todo mundo sabe que a Amazônia está sendo destruída.

Ninguém conhece os fatos sobre os milhares de ataques a terras e povos amazônicos que, ano a ano, se somam a essa catástrofe.

Quase todos não são reportados.

O AmazoniAlerta existe para reunir dados incontestáveis sobre esses inúmeros ataques e usar taticamente esses dados para ajudar a prevenir novos ataques.

AmazoniAlerta é um aplicativo de telefone celular desenvolvido com e para os povos indígenas da Amazônia *.

O aplicativo permite que os povos indígenas da Amazônia *, pela primeira vez em sua história, massivamente registrem e compartilhem, de forma segura, anônima e imediata, dados críticos sobre os ataques a eles e à floresta. Esses ataques incluem; invasões de terra; incêndios ilegais; mineração ilegal, extração ilegal de madeira e desmatamento; e ataques e assassinatos.

Ao encontrar evidências de tais ataques e ilegalidades, os usuários tiram fotos ou vídeos através do aplicativo, que automaticamente registra local e hora, identifica o tipo de ataque a partir de um menu de opções e carrega o ‘alerta’ para a plataforma do AmazoniAlerta.

Todos os dados em nossa plataforma são protegidos por criptografia blockchain, ou seja, a informação é descentralizada, incorruptível e indestrutível, maximizando seu valor evidencial e instrumental.

Há suficiente posse e uso de smartphones nas comunidades da linha de frente da Amazônia para tornar o AmazoniAlerta uma iniciativa viável.

O AmazoniAlerta seleciona dados críticos e relevantes, coletados por meio do aplicativo, e os opera com o objetivo de, em última instância, efetuar mudanças positivas reais.

Fornecemos informações a advogados selecionados em apoio a ações judiciais de proteção às terras e direitos legais dos povos indígenas * e subsidiando jornalistas nas reportagens sobre a destruição da Amazônia.

Acreditamos que uma campanha sustentada, detalhando os ataques incessantes à Amazônia, pode provocar a opinião pública e motivar governos em todo o mundo a pressionar o Brasil a realizar mudanças políticas, bem como constranger as corporações cúmplices da destruição.

* Os habitantes indígenas da Amazônia compreendem muitas nações, culturas e identidades diferentes. Por questão de praticidade, usamos a frase (e variantes dela) “povos indígenas da Amazônia” em nossas comunicações.